O novo Mazda CX-80, alcançou a classificação máxima de cinco estrelas na última bateria de testes do Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa.
O novo SUV de sete lugares da Mazda alcançou o seu melhor resultado na categoria de proteção de ocupantes adultos com 92%, enquanto na proteção de crianças registou uma classificação de 88% e na proteção de utilizadores mais vulneráveis da via pública a avaliação foi e 84%. Já em matéria de sistema de assistência e segurança obteve 79%.
O EuroNCAP esclareceu que a pontuação mais elevada registada CX-80 em matéria de proteção de adultos, resulta das notas máximas obtidas nos testes de Impacto Lateral e de Impacto Traseiro, para além de uma proteção de nível satisfatório no teste de Impacto Frontal com uma barreira rígida de largura total.
Tanto no Impacto com uma Barreira Lateral, como no mais severo Impacto Lateral com um Poste, a proteção registada em todas as áreas críticas da carroçaria foi considerada boa, levando a uma pontuação máxima nesta secção da avaliação.
Recorde-se que o Mazda disponibiliza uma vasta gama de funções que melhoram significativamente a condução diária e a segurança, e uma extensa lista de sistemas de segurança. com destaque para Apoio na Faixa de Rodagem através dos sistemas de Emergency Lane Keeping, (Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem), Lane Keep Assist (Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem) e Human Machine Interface (Interface Homem-Máquina), entre outros.
O SUV de sete lugares da Mazda está disponível com dois grupos motopropulsores, o e-Skyactiv PHEV, que combina um bloco de 2,5 litros a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico, alimentado por uma bateria de 17,8 kWh, que permite uma potência combinada de 327 cv e 500 Nm de binário, anunciando uma autonomia em modo 100% elétrico de 60 km. Estes números permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 195 km/h.
Além disso, está disponível uma variante equipada com o motor e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha de 3,3 litros integrando o sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda, que produz 254 cv, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 219 km/h.
Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro modos de condução (Modo EV adicional na versão PHEV), sistema já introduzido no Mazda CX-60.