Fruto da parceria estabelecida entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA (importadora para Portugal da VW, entre várias outras marcas do maior construtor automóvel europeu), o projeto Seawatch comemora, este ano, década e meia de existência, período ao longo do qual tem garantido um reforço da vigilância e da segurança nas praias portuguesas. Como as próprias sublinham, mais do que uma iniciativa sazonal, esta pretende ser uma aliança de longo prazo entra as suas instituições, que permita salvar vidas, prevenir acidentes, e promover boas práticas junto dos banhistas, em toda a costa portuguesa, nomeadamente em zonas tradicionalmente sem nadadores-salvadores permanentes.
Contando com uma frota de 34 pick-ups Amarok, e dois ID Buzz, dedicada à vigilância costeira, o projeto Seawatch, em 2025, teve início mais cedo do que habitualmente, com uma mobilização especial durante o período da Páscoa, por forma a garantir uma cobertura mais ampla e preventiva da região costeira de Portugal continental, que abrangeu, ainda, toda a época balnear. Devidamente equipadas com material de salvamento, e de suporte básico de vida, os 36 veículos da VW Veículos Comerciais foram conduzidos por militares da Marinha, ao serviço da Autoridade Marítima Nacional, tendo desempenhado um papel essencial nas operações de prevenção e resposta rápida.


A comprovar a validade da iniciativa, mais do que qualquer dissertação, estão os números. Só este ano, durante o período balnear, de 1 de maio a 31 de outubro, no âmbito do projeto Seawatch, foram efectuados 72 salvamentos, 173 assistências de primeiros socorros, e 13 buscas bem-sucedidas de crianças perdidas. No total de 15 anos de vida da parceira, contabiliza-se um total de 1939 vidas salvas, 4225 assistências de primeiros socorros, e 370 buscas concluídas com sucesso.
VW e ISN destacam, ainda, o contributo essencial dado ao projeto pelos seus parceiros estratégicos, casos da VW Financial Services (que assegura o financiamento das viaturas), da BP Portugal (que fornece o combustível) e da Ageas Seguros, (responsável pelo seguro dos veículos), tornando possível uma operação permanente e eficaz da frota em todo o território nacional. Nas palavras de Ricardo Vieira, Diretor-Geral da VW Veículos Comerciais, “os resultados de 2025 demonstram o valor e a importância da parceria de longo prazo entre o ISN e a VW Veículos Comerciais. Cada vida salva, e cada assistência prestada, confirmam que a cooperação entre instituições e empresas pode fazer a diferença na nossa sociedade”.









