Depois da pausa forçada na terça-feira e no dia de ontem devido a um incêncio de baterias na fornecedora WAE, os testes de Fórmula E em Valência regressaram esta quinta-feira à tarde. Mitch Evans estabeleceu o melhor tempo na frente de António Félix da Costa.
Os pilotos e equipas puderam continuar os seus preparativos, com algumas novidades para 2024 não só entre os que trocaram de equipa, como também nos próprios regulamentos – com a chegada das paragens para carregamento rápido.
Numa fase inicial, Edoardo Mortara teve o tempo de referência no único Mahindra – o outro monolugar, de Nyck de Vries, sofreu danos no incêndio de terça-feira, afastando o holandês dos trabalhos.
Como é natural, os tempos por volta evoluíram ao longo da sessão e os quatro melhores foram no 1m24s. Foi já relativamente perto do fim que Evans (Jaguar) estabeleceu a melhor volta em 1m24,791s. Esta permitir-lhe-ia superar, no final, Félix da Costa (Porsche) por 0,023s. Curiosamente, esta era a ordem no topo antes da interrupção dos trabalhos anteontem. Mortara acabou em terceiro a 0,112s, seguindo-se Robin Frijns (Envision Racing/Jaguar) e Pascal Wehrlein (Porsche) no top cinco.
Também em ação esteve o campeão em título Jake Dennis (Andretti/Porsche), quedando-se em 12.º a 0,416s de Evans. Logo à sua frente ficou um dos bicampeões do pelotão, Jean-Eric Vergne (DS Penske). O único estreantes de 2024, Jehan Daruvala (Maserati MSG Racing), deixou boa impressão com o nono crono.
Paralelamente aos pilotos titulares, a Porsche ainda deu algum tempo de rodagem à rookie Gabriela Jilkova, que assumiu durante algum tempo o cockpit de Félix da Costa. No entanto, depois dos atrasos motivados pelo incêndio com tempo de pista limitado, as equipas optaram, no geral, por não colocarem os rookies em pista.
Tempos: