A mobilidade elétrica traz consigo projetos que de alguma forma poderiam ficar na gaveta se não fosse a aposta em veículos totalmente elétricos.
O caso mais recente é o da startup TELO, uma empresa californiana, que acaba de anunciar ter garantido um apoio de USD20 milhões de, cerca de mais de € 17 milhões, para o projeto de criar uma pick-up elétrica, de cinco lugares, para todo o serviço.
A empresa anuncia que a pick-up vai dispor de dois motores elétricos, com uma potência combinada de 507 cv, que permitem uma aceleração de 0 a 100m km/ em 4 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.
A bateria de 106 kWh e com células cilíndricas da Samsung, e permite anunciar uma autonomia de até 560 km e pode ser recarrega de 20 a 80% de capacidade em apenas 20 minutos, com carregamento rápido

Além disso, a pick-up da TELO conta com uma caixa de carga com cerca de 1,5 metros de comprimento, que segundo a marca norte-americana poderá ter diversos usos, e o habitáculo pode permitir o transporte de até oito ocupantes, acrescentando uma cobertura traseira. Graças a uma porta que liga o habitáculo à caixa de carga, a marca assegura que se pode transportar uma prancha de surf de 2,74 metros de comprimento.
Ao contrário das habituais pick-ups com motor a combustão, esta pick-up contará com um capô dianteiro muito pequeno e um para-brisa muito inclinado, permitindo um habitáculo de cinco lugares, com cabine tipo ‘crew cab’.

Até à homologação, a pick-up da TELO terá de passa por várias etapas críticas, no entanto, a empresa pretende fabricar manualmente as primeiras 500 unidades até ao final de 2025 e subcontratar outros 10.000 exemplares a uma empresa de produção em 2026.