Com o novo Skoda Fabia 130, a marca checa do Grupo VW celebra quer os seus 130 anos de existência, que a sua história no desporto automóvel. Baseado na versão Monte Carlo, animada pelo motor 1.5 TSI de 150 cv, recorre a uma derivação de 177 cv desse quatro cilindros a gasolina, em conjugação com uma caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades – além de incluir, de série, o sistema XDS, que recorre ao sistema de travagem para simular a atuação de um de diferencial autoblocante.
Anunciando uma velocidade máxima de 228 km/h, e 7,4 segundos nos 0-100 km/h, o Fabia 130 beneficia, igualmente, de uma afinação de châssis específica, sobretudo ao nível da suspensão, rebaixada 15 mm. Com a equipa técnica da casa de Mladá Boleslav a aproveitar as reduzidas projeções, e as vias largas da plataforma MQB, também para retirar todo o potencial do sistema de direção, beneficiando, de igual modo, do facto de este modelo apenas contar com uma medida de rodas.


Na prática, o Fabia 130 mantém a relação de desmultiplicação da versão Monte Carlo, mas recebe uma nova calibração da direção, para que, acima dos 30 km/h, esta seja mais precisa e informativa. Atingindo-se os 80 km/h, o nível de assistência é reduzido, para que a resposta seja mais rápida, inclusivamente, por exemplo, nas correções de trajetórias em autoestradas e vias rápidas – com o sistema a adaptar-se, também, ao modo de condução selecionado (Normal ou Sport), embora, mesmo no Normal, a resposta seja mais desportiva do que na versão de acesso do Fabia.
Ainda no que respeita à dinâmica, a Skoda assegura que o pacote aerodinâmico do Fabia 130, a alta velocidade, melhora a estabilidade. E que o modo Sport do controlo eletrónico de estabilidade foi regulado para proporcionar maior liberdade de movimentos durante a condução, por permitindo maior uma sobreviragem, embora mantendo uma capacidade de intervenção que impeça uma rotação excessiva do eixo traseiro.
Atributo do Fabia 130 é, ainda, a imagem diferenciada, e diferenciadora, garantida por diversos equipamentos específicos – dos acabamentos em preto aos logótipos exclusivos, das jantes de 18’’ aos bancos dianteiros desportivos. Mas, para os adeptos portugueses da Skoda, e dos pequenos desportivos, infelizmente, não há plano para a comercialização do Fabia 130 no mercado nacional, como confirmado pela SIVA, importador da marca para Portugal.








