A Renault acaba de revelar o novo Rafale E-Tech 4×4 com 300 cv, a primeira versão do SUV coupé da marca francesa com tração integral e híbrida plug-in e que traz uma afinação aprimorada pela Alpine.
Apresentado em 2023, o Rafale contava até aqui com uma motorização híbrida com 200 cv, de potência combinada, conjugando um motor de 3 cilindros turbo a gasolina de 1,2 litros, 130 cv e 205 Nm, com dois motores elétricos e uma caixa automática multimodo. O motor elétrico de tração disponibiliza 70 cv e 205 Nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio a 400 Volt com de 2 kWh de capacidade, e apto a garantir, por curtos períodos, propulsão exclusivamente elétrica.
O segundo motor elétrico, com 34 cv e 50 Nm, assume não só as funções de gerador-motor de arranque integrados, como as de acionar e sincronizar a caixa de velocidades sem embraiagem, e com carretos de dentes direitos, com cinco relações mecânicas e duas elétricas, para um total de quinze combinações possíveis.
Agora, a Renault avança com a versão topo de gama do Rafale, aprimorando o motor a combustão de 1,2 litros que conta com um novo turbocompressor, que aumenta a sua potência para 150 cv e o seu binário para os 230 Nm, além de adaptar caixa de velocidades multimodo, a estas alterações. Além disso, adicionou um motor elétrico com 136 cv e 195 Nm ao eixo traseiro, o que permite ao SUV coupé debitar uma potência de 300 cv.
Estes números permitem ao Rafale 4X4 acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundo, face aos 8,9 segundos da versão com tração dianteira.
A nova variante de tração integral apresenta uma bateria de 22 kWH que anuncia uma autonomia em modelo totalmente elétrico de até 100 km. A bateria pode ser carregada a uma potência máxima de 7,4 kW até 80% em 130 minutos, ou na totalidade em 2h55 minutos.
O novo Rafale E-Tech 4X4 está disponível em dois níveis de acabamento, o Esprit Alpine que apresenta uma imagem focada no desempenho, com detahes que reforçam a imagem da marca de Dieppe, com destaque para as jantes 20’’.
Já a versão a Atelier Alpine, acrescenta uma suspensão adaptativa que utiliza uma câmara para analisar a estrada à sua frente e indicar aos amortecedores que se devem preparar. Este sistema tem em conta a velocidade e a reação do condutor para ajustar, continuamente, o amortecimento, por exemplo, em caso de lombas ou de obstáculos na estrada.
Além disso, o ecrã multimédia conta com um menu denominado ‘Chassis Control’ que permite ao condutor ajustar os parâmetros do sistema 4Control Advanced, os níveis de amortecimento e os ângulos de direção traseiros de três formas (Confort, Dynamique e Sport).
A marca francesa já fez saber que a nova versão de tração integral do Rafale vai chegar ao mercado no próximo outono, não tendo revelado para já os preços.