A Porsche Penske Motorsport garantiu a pole position para os 1.812km do Qatar – a ronda inaugural do Mundial de Resistência (WEC), que este fim de semana se realiza no circuito de Losail.
A qualificação definiu os dez apurados para a Hyperpole – uma novidade no formato deste ano, que é aplicada em todas as rondas e não apenas nas 24 Horas de Le Mans como acontecia. Em Hypercar, Matt Campbell deixou o Porsche #5 na frente, ao ser 0,413s mais veloz do que Nyck de Vries (Toyota #7). A Porsche esteve em bom plano, com o #12 da Hertz Team JOTA em terceiro pelas mãos do rookie Callum Ilott. A última vaga na Hyperpole foi garantida pelo outro Porsche da equipa britânica, o #38 com Jenson Button a superar Brendon Hartley (Toyota #8) por apenas 17 milésimos. De fora ficaram também, entre outros, os dois BMW da Team WRT, os dois Alpine e os únicos Lamborghini e Isotta Fraschini.
Já na Hyperpole, Campbell voltou a impor-se. Completou a sua última volta em 1m39,347s para bater de Vries por 0,164s – dando assim a pole position ao Porsche #5 da Porsche Penske Motorsport. Ilott foi de novo terceiro, com Antonio Fuoco a levar o Ferrari AF Corse #50 a quarto. A Porsche Penske teve o seu outro carro em quinto, confirmando a superioridade dos carros alemães nesta Hyperpole. A Peugeot arrancará de sexto com o seu melhor 9X8, graças a Jean-Eric Vergne – estando na frente do Cadillac #2 com Alex Lynn a bordo.
Quanto aos LMGT3, Ian James levou o Aston Martin #27 da Heart of Racing Team ao topo da qualificação – sessão na qual o último dos dez lugares na Hyperpole foi garantido pelo Ferrari #55 da Vista AF Corse com uma volta de François Heriau. Os Lexus ficaram os dois eliminados, tal como o único Ford. Na Hyperpole da categoria, foi Tom van Rompuy a ditar o ritmo, garantindo a pole position ao Corvette #81 da TF Sport. Ficou 0,807s na frente de Aliaksandr Malykhin (Manthey PureRxcing/Porsche #92). Thomas Flohr colocou o Ferrari #54 da Vista AF Corse em terceiro, sendo Clément Mateu quarto no Aston Martin #777 da D’Station Racing. Resultados indicadores de uma prova equilibrada entre construtores, com quatro diferentes nas quatro primeiras posições.
Resultados: