A Pininfarina continua a surpreender os seus fãs com modelos desportivos e de design arrojado. Desta vez, a marca italiana aproveitou o Salão de Genebra para dar a conhecer o impressionante Enigma GT, um modelo de quatro lugares que combina um motor a hidrogénio com um motor elétrico e que promete entrar em produção nos próximos anos.

Para já o Enigma GT não passa de um protótipo que oferece um primeiro vislumbre do modelo que será desenvolvido para assinalar os 95 anos da empresa a comemorar em 2025.
Com 4,58 metro de comprimento e uma distância entre eixos 2,88 m, de forma a maximizar o espaço interior, o Enigma GT, apresenta um motor de combustão V6 turboalimentado de e 2,5 movido a hidrogénio, com 436 cv de potência que é transmitida às rodas traseiras, a que se junta um motor elétrico no eixo dianteiro com 268 cv, que é alimentado por uma bateria de 10kWh. A Pininfarina anunciou que a bateria conjugada com o deposito com capacidade para 9 kg de hidrogénio permitem ao Enigma GT uma autonomia de mais de 700 km.
O chasis é um monocoque de fibra de carbono coberto com painéis, também em carbono, o que permitem que este protótipo apresente um peso total de 1,690 kg.
Esteticamente o Enigma GT apresente um design bastante aerodinâmico que permite ao construtor italiano anunciar um arrasto de 0,24 Cd, com asas dianteiras esculpidas, defletores ativos nas rodas dianteiras, e uma asa traseira no prolongamento da carroçaria que faz lembrar uma cauda. Nota ainda para a impressionante capota inspirada na história da Pininfarina,e em modelos como Ferrari 512S Berlinetta Speciale e o Abarth 2000 Coupé Pininfarina.




Já o habitáculo apresenta novas tendências de design, que permite à empresa oferecer “uma experiência de GT semelhante a voar”, com um painel de instrumentos inspirado na aeronáutica, bem como a utilização de uma série de materiais sustentáveis.




A interface do utilizador faz uso de um para-brisas de realidade aumentada, que combina com um volante multifuncional que apresenta um formato pouco comum e que está dotado de vários botões personalizáveis. Além disso, este apresenta sistemas avançados de assistência ao condutor, de forma a permitir uma verdadeira experiência de um modelo GT.