De forma bastante discreta, a Peugeot 508 SW deixou, durante o ano que se apresta a findar, de fazer parte da oferta da marca francesa do grupo Stellantis. Mas, ao que tudo indica, a casa do leão está a ponderar a hipótese de desenvolver um modelo que suceda a esta carrinha, que, nas duas gerações que conheceu, desde 2010, assegurou milhares de vendas para o fabricante de Sochaux.
A ambição da Peugeot será contar com uma alternativa na sua gama aos SUV, que representam já mais de 50% das vendas de automóveis novos na Europa. Alain Favey confirmou isso em entrevista à publicação britânica Autocar: “Todas as marcas, incluindo a nossa, produzem SUV muito bons, e existem mais a caminho do mercado, de todos os formatos e tipos, mas penso que necessitamos algo diferente para o futuro. Estamos a pensar nesse tema, sim”, afirmou o CEO da Peugeot, que também admitiu a hipótese de a resposta para o problema estar no passado…


A Peugeot deixou de produzir a 508 SW devido à procura reduzida, mas o espaço na gama criado pela eliminação do modelo cria oportunidade. Todavia, o homem-forte da marca não confirma a substituição de carrinha por carrinha, uma vez que este formato perdeu muitos fãs, quase todos para os SUV, e este mercado é, atualmente, muito pequeno. “Se assim não fosse, continuaríamos na categoria”, garantiu Alain Favey.
Ainda assim, mesmo registando-se um domínio dos SUV, existem carrinhas novas no mercado, das mais convencionais, como a BYD Seal 6 Touring, às derivadas do formato da moda, como a Toyota bZ4X Touring. Automóveis que o mesmo interlocutor identifica como rivais potenciais do substituto da 508 SW, caso se decida pela produção de tal modelo.









