Está confirmada a continuidade de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda na AlphaTauri para a temporada de 2024 de Fórmula 1. Deste modo, caem por terra as esperanças de Liam Lawson em ter um lugar, apesar da boa impressão deixada desde que foi chamado a substituir o lesionado Ricciardo no GP dos Países Baixos.
Numa época que já terá mudanças profundas na liderança – Franz Tost deixa de ser chefe de equipa, cargo que será ocupado por Laurent Mekies – a formação de Faenza optou pela experiência e uma relativa estabilidade.
Ricciardo só chegou no GP da Hungria substituindo o dispensado Nyck de Vries, mas conhece «os cantos à casa», tem mais de uma década de F1 e iniciou o ano como piloto de testes e de reserva.
Quanto a Tsunoda, avança para a sua quarta temporada. O nipónico tem vindo a evoluir com a AlphaTauri, que acredita que há potencial para um desenvolvimento ainda maior enquanto piloto.
Sem espaço no alinhamento titular, Lawson não será excluído da estrutura – sendo piloto de reserva não só da AlphaTauri, como também da Red Bull, no ano que vem.
O ainda chefe de equipa Tost justificou assim a decisão: ‘No próximo ano os regulamentos técnicos mantêm-se largamente inalterados, e portanto era lógico ir pela continuidade também no nosso alinhamento de pilotos. Estou muito satisfeito com o desenvolvimento que o Yuki mostrou ao longo dos últimos dois anos e meio com a nossa equipa e com a grande experiência de vencer corridas do Daniel teremos uma das duplas de pilotos mais competitiva do pelotão em 2024. O Peter [Bayer, diretor-executivo] e o Laurent terão uma ótima dupla para começar a nova temporada na direção certa. Quanto ao Liam, que impressionou todos nas corridas dele até agora, irá decididamente ajudar a equipa no cargo de desenvolvimento dele como terceiro piloto, e tenho a certeza de que em breve ele terá um futuro na Fórmula 1’.
Já o diretor-executivo Peter Bayer comentou: ‘Estamos numa posição privilegiada, em que temos acesso a múltiplos grandes talentos do mundo Red Bull. Este é um crédito ao trabalho que [Helmut] Marko tem feito há vários anos. Quer o Daniel, quer o Yuki, mostraram não só uma capacidade de corrida fantástica, como são também ótimos embaixadores para a nossa equipa e para o desporto. O Liam colocou-se no holofote da F1 em apenas três corridas e estou muito contente por podermos continuar a prepará-lo para o futuro dele’.