O FIM, IRTA e Dorna Sports revelaram novas datas para o inaugural Grande Prêmio do Cazaquistão em quarta-feira, com a corrida programada para ocorrer no final de setembro.
O primeiro GP do Cazaquistão estava inicialmente planejado para 2023, mas a pista não estava preparada devido a trabalhos de homologação.
A edição de 2024 foi adiada devido a extensas inundações na região, resultando em uma emergência nacional. Consequentemente, a corrida teve que ser reagendada de suas datas originais de 14 a 16 de junho.
O Autódromo Internacional Sokol sediará corridas de motocicletas do GP pela primeira vez de 20 a 22 de setembro, marcando o início da perna asiática do calendário do MotoGP de 2024.
Essas datas estavam inicialmente reservadas para o Grande Prêmio da Índia. No entanto, como essa corrida foi adiada para 2025 como a abertura da temporada, abriu um fim de semana vago para o Cazaquistão preencher.
O fim de semana da corrida cazaque marca o início das corridas fora da Europa na Indonésia, Japão, Austrália, Tailândia e Malásia, que serão seguidas pela final da temporada na Europa, em Valência.
A Indonésia sediará sua etapa da temporada de MotoGP de 2024 de 27 a 29 de setembro, enquanto o Japão concluirá o trio de Grandes Prêmios de 4 a 6 de outubro.
De acordo com relatos, o circuito de Sokhol está atualmente concluído, com a infraestrutura restante requerendo atenção antes de sua estreia em setembro. Questões como acesso rodoviário, cronometragem e conexão com a internet estão sendo abordadas para garantir que o Cazaquistão possa entregar com sucesso um fim de semana do MotoGP.