A Luminar, empresa especializada na tecnologia LiDAR, determinante para todas as funções associadas à condução autónoma, declarou falência nos EUA. Esta bancarrota demonstra a volatilidade do mercado, e os elevados custos de desenvolvimento deste tipo de soluções. O fornecedor tinha acordo com a Volvo (e a Polestar), mas os suecos recuaram no investimento em sensores para o EX90 e o ES90.
A declaração, ao abrigo da legislação norte-americana, permite que empresas em dificuldades financeiras possam manter-se em funcionamento enquanto procuram acordos com os credores, processo supervisionado por um tribunal competente. Neste caso, s documentação foi entregue no estado norte-americano do Texas. Os bens da Luminar estão avaliados em 100 a 500 milhões de dólares, enquanto as dívidas acumuladas são de 500 a 1000 milhões de dólares.
A Luminar pretende vender o negócio de desenvolvimento e produção de sistemas LiDAR (“LiDARCo”), enquanto a Luminar Semiconductors. Inc. (“LSI”), subsidiária dedicada à produção de semicondutores, já foi adquirida pela Quantum Computing Inc., por cerca de 110 milhões de dólares. A empresa garante que continuará a operar durante o processo de reestruturação, de forma a manter-se relevante na indústria. O pagamento de salários e subsídios aos funcionários está assegurado.









