Lewis Hamilton foi anunciado esta semana como piloto da Ferrari na Fórmula 1 em 2025, o que significa que no fim deste ano termina a sua amplamente bem-sucedida parceria com a Mercedes 11 anos depois de chegar. O piloto reagiu agora às notícias dos últimos dias, que caíram que nem uma «bomba» inesperada no paddock.
O heptacampeão admitiu nas redes sociais que está a perseguir um sonho de criança com esta mudança: ‘Foram alguns dias de loucos que foram cheios de uma vastidão de emoções. Mas como todos sabem, depois de 11 anos incríveis na Mercedes AMG Petronas F1 Team, chegou a altura de começar um novo capítulo da minha vida e irei juntar-me à Scuderia Ferrari em 2025. Sinto-me incrivelmente sortudo, depois de alcançar coisas com a Mercedes com as quais só podia sonhar em criança, ter agora a hipótese de cumprir outro sonho de infância: pilotar de vermelho Ferrari’.
Apesar de o capítulo Mercedes ficar para trás, Hamilton salientou que não esquece a importância do construtor no seu percurso desportivo desde muito novo:
– A Mercedes foi uma enorme parte da minha vida desde que tinha 13 anos, portanto esta foi a decisão mais dura que alguma vez tive de tomar. Estou incrivelmente orgulhoso de tudo o que alcançámos juntos e estou muito grato pelo trabalho árduo e dedicação de todos com quem trabalhei ao longo dos anos e, claro, Toto [Wolff], pela amizade dele, orientação e liderança. Juntos ganhámos títulos, quebrámos recordes e tornámo-nos na mais bem-sucedida parceria piloto/equipa na história da F1. E, claro, não me posso esquecer do Niki [Lauda] que foi um enorme apoiante e de quem ainda sinto saudades todos os dias. Também tenho de partilhar o meu enorme apreço por toda a direção da Mercedes-Benz e todos na empresa na Alemanha e pelo mundo por me apoiarem ao longo destes 26 anos’.
Quanto ao momento da mudança para a Ferrari, o britânico referiu que tem a mesma sensação que o levou a arriscar na Mercedes há mais de uma década: ‘É a altura certa para fazer uma mudança e enfrentar um novo desafio. Ainda me lembro da sensação de dar um salto de fé para o desconhecido quando me juntei à Mercedes em 2013. Sei que algumas pessoas não compreenderam na altura, mas eu estava certo ao mudar-me na altura e é a sensação que tenho outra vez agora. Estou empolgado para ver o que posso trazer a esta nova oportunidade e o que podemos fazer juntos’.
Posto isto, Hamilton garantiu total foco na época deste ano que começará dentro de poucas semanas: ‘Neste momento, não estou a pensar em 2025. O meu foco está na temporada vindoura e em regressar ao caminho com a Mercedes. Estou mais motivado do que nunca, estou mais apto e focado do que nunca e quero ajudar a Mercedes a ganhar outra vez. Estou 100 por cento comprometido com o trabalho que preciso de fazer e determinado a acabar a minha parceria com a equipa em alta. Obrigado a todos os que estiveram nesta jornada comigo, todos me elevaram enquanto persigo os meus sonhos e espero conseguir continuar a deixar-vos orgulhosos. Como sempre, envio-vos o meu amor e energia positiva’.