Depois da Gala de Entrega de Prémios da FIA da passada sexta-feira em Baku, um adepto nas redes sociais alegou que Lewis Hamilton lhe entregou de forma aleatória o troféu que recebeu por ter ficado no terceiro lugar do Mundial de Fórmula 1.
O perfil da rede social X de Nihad Nesirli publicou várias imagens a posar com alguns pilotos no evento, e escreveu: ‘Conferir o foguetão [Red Bull] RB19, conhecer a família real, falar com Max [Verstappen] e receber o prémio dele de Sir Lewis Hamilton. Que noite! Para além dos meus sonhos mais improváveis!’.
O mesmo perfil publicou uma imagem do troféu em causa, legendado: ‘Olá. Estive na Gala. Lewis Hamilton deu-me o prémio e foi-se embora. Agora tenho o prémio em casa’.
No entanto, num comunicado citado pelo PlanetF1.com a Mercedes veio garantir que Hamilton não deu o seu troféu a ninguém: ‘Imediatamente depois de deixar o palco, e como foi feito em entregas de prémios anteriores, Lewis aceitou a oferta dos responsávels para o troféu ser enviado para a equipa e por isso deixou-o ao cuidado deles. Podemos confirmar que ele não deu o troféu a ninguém «como presente» como se especulou’.
O mesmo site escreve que o troféu em causa ficou, de facto, entregue a um cuidador, sendo posteriormente despachado por um oficial de forma a seguir para casa de Hamilton. Porém, acabou por se separar e neste momento o paradeiro do objeto é desconhecido. O mesmo perfil de X que garantiu que Hamilton lhe tinha dado o troféu também veio esclarecer:
– Lewis Hamilton colocou o troféu na mesa. Perguntei-lhe se podia levar o prémio. Ele disse-me que sim, que podia levar o prémio. E pensei que ele me tinha oferecido o prémio. Mas agora, depois de ver o comunicado da Mercedes, entendo que Lewis não me ofereceu o prémio. Ele enganou-se e pensou que eu era o encarregado da FIA para o prémio’.