Lewis Hamilton foi o quinto na qualificação do GP da Áustria de Fórmula 1, ficando a 0,589s da pole position de Max Verstappen (Red Bull). O seu colega de equipa, George Russell, ficou em terceiro a menos de um décimo de segundo.
Até ao momento, Verstappen tem sido claramente superior no Red Bull Ring – comprovando-o este sábado com a vitória dominadora na corrida Sprint e com a prestação na qualificação para a corrida principal, depois de já ontem ter feito o mesmo na qualificação para a Sprint.
A superioridade evidenciada pelo RB20 apanhou Hamilton de surpresa. Citado pelo RacingNews365.com, o veterano britânico reconheceu a inferioridade perante a Red Bull, apesar de o Mercedes W15 ter estado na sua máxima força:
– Mudanças para a qualificação, o carro foi melhor, não existiram verdadeiros problemas de maior. Estamos muito abaixo comparando com o Max [Verstappen] nas curvas de alta velocidade, mesmo muito. É de loucos o quão mais velozes eles são nas curvas de alta velocidade. Creio que são cerca de 12km/h ou 13km/h mais velozes. Simplesmente não temos carga aerodinâmica suficiente. Não fizemos quaisquer compromissos, foi simplesmente tudo o que tivemos’.