Lewis Hamilton foi o mais veloz do primeiro dia de treinos livres do GP do Bahrein de Fórmula 1. A segunda sessão, em período noturno, foi aquela em que surgiram os melhores tempos.
Com temperaturas mais altas e a luz do dia ainda a dominar o traçado de Sakhir, o FP1 teve tempos de volta mais altos. Quase todos os pilotos trabalharam com os compostos de pneus mais duros. Max Verstappen (Red Bull) chegou a liderar numa fase inicial, mas não deixava de se queixar com problemas na sua pilotagem – incluindo as passagens de caixa.
Quem optou por usar pneus macios, levou a melhor nesta sessão. Daniel Ricciardo (Visa Cash App RB F1 Team) foi um deles e terminou no topo com uma volta em 1m32,869s – batendo Lando Norris (McLaren/Mercedes) por apenas 32 milésimos. O colega do britânico, Oscar Piastri, foi terceiro a 0,244s, seguindo-se Yuki Tsunoda (Visa Cash App RB F1 Team) e Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) – o mais forte entre os que usaram pneus médios. Max Verstappen (Red Bull) foi sexto, com George Russell (Mercedes) em sétimo à frente de Charles Leclerc (Ferrari) e de Hamilton. Carlos Sainz (Ferrari) levou o outro Ferrari a 11.º, logo acima de Sergio Pérez no segundo Red Bull.
Na segunda sessão, os pilotos puderam trabalhar com condições representativas daquelas que irão encontrar na qualificação e na corrida. Por isso mesmo, a abordagem foi diferente e os tempos também foram mais rápidos. Até porque várias equipas optaram por só rodar com pneus macios neste FP2.
Logo de início Hamilton passou para o topo da tabela de tempos, mas só estabeleceu o melhor tempo a meio da sessão: 1m30,374s. Quem ficou mais perto foi o seu colega Russell, sendo 0,206s mais lento. Depois, não existiram melhorias até ao fim, sendo o foco as séries de voltas mais longas.
Alonso estabeleceu a terceira marca, sendo o lote dos cinco mais velozes completado por Sainz e Piastri na frente do tricampeão Verstappen – que foi quase meio segundo mais lento do que Hamilton. A surpresa maior foi o sétimo posto de Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari). Leclerc e Pérez foram nono e décimo, respetivamente.
Tempos do FP1:
Tempos do FP2: