Em apenas quinze meses, foram já superadas as 100 000 unidades produzidas do novo Renault 5 E-Tech Electric, modelo fabricado na ElectriCity, unidade industrial da Ampere localizada em Douai, em França. O exemplar comemorativo deste marco significativo na história da nova geração do utilitário da marca do losango saiu da linha de montagem na passada semana, e é uma unidade com nível de equipamento Techno e bateria de 52 kWh, precisamente a combinação mais comum, de acordo com a marca de Billancourt.
“Pouco mais de um ano após o seu lançamento, a produção do R5 E-Tech Electric 100 000 em Douai é um testemunho da dedicação das nossas equipas e da confiança dos nossos clientes. A fábrica da Ampere passou por uma transformação profunda rumo à eletrificação, empreitada impulsionada pela paixão e pela experiência da sua força de trabalho. Hoje, celebramos muito mais do que um número: honramos a capacidade coletiva de escrevermos um capítulo muito importante na inovação sustentável”, declarou Pierre-Emmanuel Andrieux, diretor da unidade fabril.

Recorde-se que esta fábrica produz outros modelos elétricos, nomeadamente o Alpine A290 e o Nissan Micra, dois “gémeos” do 5 E-Tech Electric, assim como os Renault Scénic E-Tech e Mégane E-Tech Electric, e, ainda, o Mitsubishi Eclipse Cross. Todos os dias, saem 900 automóveis das suas linhas de montagem, dos quais cerca de 600 são unidades do R5.
Segundo afirma o fabricante gaulês, o R5 E-Tech Electric é, há vários meses, o modelo 100% elétrico destinado ao segmento B mais vendido na Europa. Em França, é mesmo o best-seller entre todos os automóveis totalmente elétricos à venda no país. Recentemente, a Renault introduziu o modelo em países fora das fronteiras da União Europeia (Turquia, Israel e Marrocos), estando confirmada a sua expansão para outros novos mercados em 2026.
Até porque, durante o próximo ano, o R5 E-Tech Electric contará com algumas novidades. Além de passar a oferecer a função One Pedal (um quarto nível do sistema de regeneração de energia em desaceleração, que permite ao condutor parar completamente o veículo sem utilizar o travão), incluirá o alerta de atenção do condutor, programa capaz de detetar sinais de distração e fadiga. E também passarão a estar disponíveis novos serviços de dados móveis, e mais autocolantes decorativos para a personalização da carroçaria.










