A Hyundai vai marcar presença na edição 2024 da Rampa Internacional de Pikes Peak, nos EUA, que tem lugar a 23 de junho, com duas unidades do Ioniq 5 N, com as quais vai tentar alcançar o recorde na categoria de SUV/crossover elétrico de produção.
No entanto os dois modelos que vão alinhar na “corrida para as nuvens”, sofreram pequenas alterações, face aos modelos de produção do Ioniq 5 N, para cumprir as regras do ponto de vista da segurança. Desta forma, o banco do condutor foi substituído por um banco Recaro Pro Racer SPA Hans. Os cintos de segurança são Sabelt de seis pontos, compatíveis com o Hans. Por seu lado, os bancos traseiros foram removidos, e foi instalada uma “gaiola” de proteção e um sistema de supressão de incêndios.
A nível e motor o Ioniq 5 N não sofreu alterações e conta com os dois motores elétricos que debitam uma potência de 609 cv, que podem chegar aos 650 cv em overboost.
Os pilotos dos Ioniq 5 N que irão tentar bater o recorde de SUV/Crossover elétrico de produção são Paul Dallenbach e Ron Zaras. Dallenbach é onze vezes vencedor da PPIHC, e estabeleceu um recorde absoluto em 1993. Zaras é um estreante na PPIHC, e o mais recente membro da equipa. Zaras, uma personalidade dos meios de comunicação social, e antigo executivo da Hoonigan, foi recentemente escolhido para apresentar a história de um entusiasta dos desportos motorizados que se prepara este enorme desafiode competir em Pikes Peak.
Adicionalmente, a Hyundai vai estrear uma especificação modificada do Ioniq 5 N para competir na PPIHC antes das ADAC RAVENOL 24 Horas de Nürburgring, a 30 de maio. Dois destes modelos adicionais do Ioniq 5 N serão pilotados por Dani Sordo e Robin Shute. Shute é quatro vezes vencedor à geral, e detentor do título de Rei da Montanha em Pikes Peak. Sordo é um piloto espanhol do Campeonato do Mundo de Ralis da Hyundai Motorsport.