Sendo a China o maior hub para o desenvolvimento da tecnologia para a eletrificação do automóvel, com mais de 200 construtores de veículos elétricos naquele país, as novidades sucedem-se a uma velocidade incrível. E há-as para todos os gostos. A HiPhi é umas das mais recentes a receber luz verde para comercializar os seus modelos na Europa, apontando aos segmentos de topo.
Além do HiPhi X, um SUV premium que já foi lançado há dois anos na China, e assume-se como um rival do Tesla Model X, o programa de lançamentos desta marca chinesa inclui um superdesportivo com mais de 1300 cv de potência. O HiPhi A, desenvolvido em parceria com a WESAIL New Energy Automotive, com a participação da Universidade Tecnológica de Xangai (ShanghaiTech University), está pensado para agradar a uma nova geração de condutores adeptos da performance e do prazer de condução, apostando em modelos de conceção e materiais inovadores, como o titânio de padrões aeronáuticos, tanto no interior como na carroçaria, a nano-cerâmica, p alumínio e outros.
O modelo está projetado para contar com três motores elétricos, um instalado na dianteira, e os outros em cada uma das rodas do eixo traseiro (direcional), configuração responsável pela tração integral. Os motores adotam um design de rotor em fibra de carbono de ultra-alta velocidade, capaz de atingir 22 000 rpm durante um período de mais de 30 minutos (quase o dobro do que um monolugar de F1 moderno consegue!), auxiliado por uma tecnologia de refrigeração inovadora.
A HiPHi anuncia uma potência combinada de 1305 cv, e menos de 2,0 segundos nos 0-100 km/h em, afirmando ainda que a sua bateria é capaz de descarregar 1,5 MW de potência no pico, dispondo de uma proteção inferior em fibra de carbono à prova de impacto, e de uma tampa superior à prova de fogo. Mais pormenores serão desvendados na apresentação oficial do superdesportivo, agendada para o Salão de Guangzhou, a ter lugar a partir de 17 de novembro.