Dá pelo nome de Fleximan, é uma espécie de “vingador” promovido a novo herói do povo por andar a destruir radares de velocidade por onde passa. O fenómeno nasceu numa zona de Itália, mas a polícia teme que possa alastrar com ajuda das redes sociais.
As autoridades da cidade italiana de Pádua procuram um homem que dá pelo nome de Fleximan, uma espécie de novo herói do povo, que destrói radares de velocidade na via pública e já tem “imitadores”. As ações de “vingador” dão origem milhares de partilhas na internet e a polícia tema a escalada do fenómeno, num dos países com mais radares por quilómetro da Europa.
O Fleximan opera de forma anónima desde maio de 2023, usando uma serra elétrica para cortar os postes onde se encontram instalados os radares de velocidade, inutilizando-os totalmente.
Marco Gennari, coordenador do sindicato da polícia local, justifica o aparecimento de figuras como este Fleximan com a estratégia das autoridades. “Com a desculpa da segurança rodoviária, as administrações municipais e provinciais fizeram com que os radares parecessem cogumelos, colocando-os nos locais mais díspares, exceto onde são realmente necessários, mais para reabastecer os seus cofres do que por um desejo real para reduzir os acidentes de trânsito.” Acrescentando ainda que “esta aprovação popular servirá para fazer com que certas administrações reflitam sobre o uso e abuso de certas ferramentas.”
Este é um vídeo de como atua o Fleximan: