A divisão de projetos especiais da Ferrari continua ocupada em concretizar os sonhos dos seus clientes, e desta vez surpreendeu ao apresentar o exclusivo SP-8, um desportivo que tem por base o F8 Spider, do qual herda o chassis e o motor.
No entanto a grande novidade deste SP-8 da série especial “one-off”, que é uma homenagem ao motor V8 biturbo de 3,9 litros com 720 cv, e um pedido especial de um cliente tailandês, é mesmo a ausência do tejadilho retráctil, que é utilizado no F8 Spider, o que obrigou os engenheiros da marca de Maranello a trabalhos de apuramento aerodinâmico e testes no túnel de vento.
A ausência de capota rígida retrátil permitiu aos designers remodelar radicalmente toda a secção traseira, conferindo-lhe volume total com uma linha de cintura esticada.
A marca de Maranello revelou ainda que a frente e a traseira deste SP-8 foram remodeladas recorrendo para isso à tecnologia de 3D, permitindo assim que a secção dianteira seja dominada por uma grelha de alumínio que engloba barras verticais que vão ganhando inclinação à medida que se aproximam dos flancos de forma a melhor canalizar o fluxo de ar para os dois radiadores dianteiros.
Outro detalhe deste SP-8 é o para-brisas, e sistema de escape, que receberam o mesmo tratamento do 296 GTB, a que se juntam jantes especialmente projetados numa cor exclusiva de Matte Grigio NART.
No interior, destaque para a consola central que foi totalmente remodelada de forma a poder acomodar os comandos da caixa de velocidades da F1 que foram introduzidas na linha Ferrari desde a estreia do SF90 Stradale.
Os acabamentos combinam com os bancos desportivos com detalhes em Alcantara Azul Marinho gravados a laser, combinado com tecido com efeito degradê.
A cor fosca Argento Micalizzato criada especificamente para o SP-8 combina com a seção de fibra de carbono do carro, que tem uma cor e acabamento igualmente específicos, Arenito Azul iridescente brilhante.
A Ferrari já fez saber que esta modelo especial, SP-8 vai ser apresentado ao público no Circuito de Mugello onde decorre a partir desta terça-feira, 24 de outubro, a Finali Mondiali Ferrari 2023 e depois segue para o museu da casa de Maranello, onde vai estar em exibição antes de ser entregue ao seu proprietário.