A Ferrari enfrenta um ‘Double DNF’ catastrófico enquanto a corrida de Leclerc termina em caos!
Num desfecho surpreendente no Grande Prémio de São Paulo, a Ferrari sofreu um golpe devastador, experimentando o seu segundo double DNF da temporada—uma ocorrência não vista desde 2020. As esperanças da equipa foram destruídas quando Charles Leclerc e Lewis Hamilton abandonaram a corrida prematuramente, deixando o diretor da equipa Ferrari, Fred Vasseur, a lamentar um “domingo difícil” e a classificar o resultado como “muito duro”.
O drama desenrolou-se na volta seis, logo após a relargada do safety car, quando Leclerc foi vítima de um incidente caótico envolvendo Kimi Antonelli da Mercedes e Oscar Piastri da McLaren. O piloto monegasco foi empurrado para fora da pista após uma colisão entre Antonelli e Piastri na Curva 1, terminando a sua corrida em desilusão. Vasseur foi claro sobre a inocência de Leclerc no fiasco: “Não me interessa quem é o culpado entre Piastri e Antonelli, mas de certeza que não foi o Charles!”
Mas o pesadelo não parou por aqui para a Ferrari. O sete vezes campeão do mundo, Hamilton, também teve uma saída tumultuada, abandonando após 37 voltas devido a danos severos sofridos em dois incidentes separados durante a volta de abertura. Inicialmente colidindo com Carlos Sainz da Williams na Curva 1, Hamilton mais tarde encontrou problemas ao atingir a parte de trás de Franco Colapinto da Alpine, resultando numa asa dianteira partida no seu SF-25.
Os resultados catastróficos significam que a Ferrari se encontra agora a languidecer em quarto lugar no campeonato de construtores, a dececionantes quatro pontos atrás da Red Bull e alarmantes 36 pontos atrás da Mercedes, que ocupa o segundo lugar. Vasseur expressou a sua frustração: “Quando se perdem pontos, dá-se pontos aos outros. É a dupla penalização, e no nosso caso, é muito severa.”
Apesar da desilusão esmagadora, Vasseur tentou encontrar um lado positivo, reconhecendo o ritmo promissor demonstrado na qualificação e nos estágios iniciais da corrida. “Tive a sensação de que com o Charles, estávamos num bom lugar,” afirmou, elogiando o forte arranque e reinício de Leclerc. No entanto, admitiu que com o campeonato a chegar ao seu clímax, “é difícil quando se tem um DNF duplo,” enfatizando que o foco deve estar na acumulação de pontos em vez de potencial.
À medida que a poeira assenta neste fim de semana de corrida desastroso, todos os olhares estarão voltados para a Ferrari enquanto tentam reorganizar-se e focar-se nas próximas corridas. Com a pressão a aumentar e o campeonato a escapar ainda mais do seu alcance, conseguirão eles elevar-se à altura da situação ou continuarão a tropeçar? Uma coisa é certa: as apostas nunca foram tão altas, e a equipa de Maranello não pode permitir mais erros.








