Mais de uma década depois do Ferrari 458 ganho sobrenome Speciale, um dos mais importantes da marca, e como a tradição em Maranello ainda é o que era, a marca acaba de coroar a Ferrari 296 de Special.
Recuperando assim o nome Speciale, o 296 apresenta-se imponentes marcadas pelos 880 cv de potência, que são extraídos do motor V6 de 3.0 litros, que foi aprimorado para debitar 700 cv de potência, que combina com um propulsor elétrico de 180 cv. Juntos, os dois motores entregam então os 880 cv de potência anunciados.

Toda a potência é enviada para as rodas traseiras através de uma transmissão DCT de oito velocidades. A transmissão, inclusive, é a mesma do modelo tradicional, mas as relações de marcha foram otimizadas para aproveitar ao máximo a potência extra.
Desta forma a Ferrari anuncia que o 296 Speciale acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e até os 200 km/h em 7 segundos. Além disso, a marca garantiu que o Speciale consegue completar uma volta na pista de Fiorano, em Itália, em apenas 1 minuto e 19 segundos.
Para além disso, a casa de Maranello anunciou ainda que o 296 Speciale conta com uma autonomia em modo 100% elétrico de até 24 km.

Outra das áreas em que os engenheiros da Ferrari apostaram para tornar o 296 num verdadeiro Speciale, foi na redução de peso. Para isso optaram pelo uso intenso de fibra de carbono em diversos elementos do veículo. Como resultado, o modelo com teto fixo perdeu 60 kg, enquanto a variante conversível ficou 50 kg mais leve.
A fibra de carbono está presente principalmente no interior, que recebeu painéis de porta minimalistas específicos e na consola central que conta com detalhes do carbono.

Do ponto de vista aerodinâmico, a altura do chassi em relação ao solo foi reduzida em 5 mm e as jantes contam com exclusivos dos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
A Ferrari destaca ainda a presença de molas de titânio e amortecedores Multimatic derivados dos amortecedores que são utilizados pelo 296 GT3.

Em matéria de design exterior, este 296 Speciale apresenta para-choques redesenhados, uma nova asa retrátil que se ergue na traseira de acordo com a velocidade e o modo de condução selecionado.
Destaque ainda para a nova cor Verde Nurburgring, que foi desenvolvida especialmente para este modelo da casa de Maranello. A Ferrari não revelou o preço deste 296 Speciale mas adiantou que os interessados podem recorrer aos serviços de personalização para um modelo ainda mais especial.
