A fabricante chinesa de veículos elétricos Human Horizons Group, empresa dos veículos elétricos de luxo HiPhi, que em 2023 chegou a comercializar os seus modelos em dois mercados europeus, anunciou a entrada em processo de insolvência.

O fabricante de modelos como o superdesportivo HiPhi A, um veículo 100% elétrico com mais de 1300 cv de potência, entrou com o pedido de falência no Tribunal Popular em Yancheng, cidade no leste da China onde a fábrica da marca está localizada, afirmando que os seus ativos não podem cobrir as dívidas desde abril e cumprindo assim as condições para falência, de acordo com um documento judicial publicado esta sexta-feira, 9 de agosto.
A empresa com dificuldades financeiras, interrompeu a produção há cerca de seis meses. Apesar dos esforços, a empresa tem lutado para alcançar uma recuperação, tendo afirmado que a queda da procura no mercado chinês de veículos elétricos está na base da queda financeira da empresa

Fundada em 2019, a HiiPhi tinha como objetivo para 2024 a expansão da sua marca na Europa, depois de ter chegado em 2023 à Alemanha e Noruega com dois modelos, o SUV de X e o sedã Z GT.