O Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Indústria Automóvel na Europa, que visa impulsionar o setor face à concorrência externa, vai lançado oficialmente já em janeiro de 2025.
De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, revelado esta quinta-feira, a medida, que tinha sido anunciada em novembro pela presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, destina-se “a propor e executar rapidamente medidas de que o setor necessita urgentemente”, concebendo “estratégias e soluções concretas para apoiar a competitividade global da indústria automóvel na Europa”.
A inovação, a descarbonização, o emprego e competências, bem como o reforço dos recursos financeiros no setor são prioridades traçadas por von der Leyen.
“Precisamos apoiar esta indústria na transição profunda e disruptiva que temos pela frente. E devemos garantir que o futuro dos automóveis permaneça firmemente enraizado na Europa. É por isso que convoquei um Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Indústria Automóvel Europeia. Lançaremos este Diálogo já em janeiro, para moldarmos juntos o nosso futuro compartilhado”, salientou Ursula von der Leyen, no comunicado.
Recorde-se que o setor automóvel europeu estava a viver dias difíceis com o aumento da concorrência chinesa em matéria de veículos elétricos, bem como com as novas regras de emissões da União Europeia que devem entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025, e que vão obrigar as marcas do setor automóvel a realizarem pelos menos 20% das suas vendas em modelos elétricos para evitar multas pesadas.
Contudo esse objetivo não parece fácil de alcançar até porque, a queda na procura por veículos elétricos e a forte concorrência de marcas chinesas está a provocar um pesado abalo nos lucros das marcas.