A Zeekr, marca de automóveis elétricos premium do grupo chinês Geely, não se deixa afetar pelas tarifas impostas pela União Europeia (UE), aos veículos elétricos fabricados na China, e o CEO da Zeekr Europe, Lothar Schupert, anunciou agora que a marca vai continuar a sua expansão no mercado europeu.
Em declarações ao “Euronews”, Lothar Schupert reconheceu que a marca está ainda a meio dos seus planos de expansão, e pretende crescer no mercado europeu, a começar pela Alemanha e pelo Reino Unido. O passo seguinte passa pela entrada nos mercados de França, Itália e Espanha. “Estamos a preparar a chegada a novos mercados. Isso vai acontecer nos próximos doze a vinte e quatro meses”, disse o CEO da Zeekr Europe.
Schupert reconheceu que as tarifas sobre os veículos elétricos produzidos na China, impostas pela União Europeia, acabaram por atrasar os planos de expansão da marca. No entanto, a empresa está bastante confiante no futuro “a nossa abordagem sustentável para o lançamento no mercado está agora pronta“. O objetivo é continuar a crescer e entregar “produtos premium de alta qualidade” aos consumidores na Europa. Desta forma, os planos de expansão da Zeekr vão manter-se apesar das tarifas aduaneiras.
Recorde-se que a União Europeia e o Governo de Pequim continuam em negociações para alcançar um possível acordo de preço mínimo para eliminar as tarifas.
Questionado sobre se um acordo de preço mínimo seria aceitável para uma empresa como a Zeekr, Schupert afirmou que a marca defende o “livre comércio”, e que a empresa não se opõe às tarifas, que acabam por ter impacto nos preços ao consumidor.
Atualmente a Zeekr na Europa está presente na Noruega, Suécia e Holanda, com quatro modelos de uma gama de nove já lançados na China.