A marca de veículos elétricos Zeekr revelou que está a estudar a viabilidade de passar a construir os seus modelos na Europa, de forma a contornar as tarifas impostas pela União Europeia, aos fabricantes chineses de veículos 100% elétricos.
Todos os modelos da marca, que faz parte do grupo Geely, estão atualmente sujeitos a uma tarifa provisória de 19,9% da União Europeia, que acusou os fabricantes chineses de terem apoios estatais nas importações de veículos elétricos para os mercados europeus.
“Estamos a trabalhar ativamente na localização na Europa onde vamos produzir os nossos modelos, e vamos fazer o anúncio dessa solução no momento certo”, disse o CEO da Zeekr, Andy An, em entrevista à Bloomberg News.
No entanto, a marca chinesa não vai construir uma fábrica na Europa, já que a ideia é utilizar uma unidade de produção já existente pertencente ao grupo Geely, ou em alternativa, uma unidade de um parceiro europeu do grupo chinês.
Recorde-se que a Geely conta atualmente com as fábricas da Volvo na Suécia e na Bélgica, marcas que pertencem ao portefólio da Geely, a que se junta uma participação na joint venture Smart com a Mercedes-Benz.