Depois de não ter lugar para continuar na Red Bull Junior Team, Zane Maloney juntou-se à Sauber Academy. Além de disputar a sua segunda época na Fórmula 2 em 2024 pela Rodin Motorsport, também irá ser piloto de reserva da Stake F1 Team Kick Sauber na Fórmula 1.
O piloto dos Barbados tem apenas 20 anos e um registo de sucesso nos monolugares. Logo no seu primeiro ano, foi campeão britânico de Fórmula 4 em 2019. Passou, depois, pela Euroformula Open e pela Fórmula Regional Europeia, antes de em 2022 ser vice-campeão na sua única época na Fórmula 3. No ano passado estreou-se na Fórmula 2 a tempo inteiro e foi autor de quatro pódios, terminando em décimo. Disputou o GP de Macau de Fórmula 3 sendo oitavo e foi piloto de reserva da Red Bull.
Beat Zehnder, diretor da Sauber Academy, comentou: ‘Estamos muito satisfeitos por acolher o Zane como a mais recente adição à Sauber Academy. O percurso dele nos campeonatos jovens tem sido notável até agora e, com a velocidade e potencial dele, seguramente é uma ótima adição ao nosso elenco talentoso. Além da época dele na Fórmula 2, onde almejará suceder ao nosso Théo Pourchaire no título, o Zane também irá partilhar com ele o cargo de piloto de reserva para a Stake F1 Team Kick Sauber. Em nome de toda a equipa, dou-lhe as minhas calorosas boas-vindas, e estou ansioso por trabalharmos juntos e alcançarmos grande sucesso’.
Já Maloney afirmou: ‘Estou honrado por me juntar à Sauber Academy e assumir o cargo de um dos pilotos de reserva da Stake F1 Team Kick Sauber. O nome Sauber ecoa na Fórmula 1, uma vez que faz parte do desporto há mais de 30 anos, trilhando o caminho para tantos pilotos que prosseguiram para alcançar grande sucesso. Estou satisfeito por me tornar parte desta família e estou ansioso por trabalharmos juntos esta época, enquanto me aproximo do meu objetivo de me tornar piloto de Fórmula 1’.