Max Verstappen dominou de forma avassaladora a temporada de 2023 da Fórmula 1 ao ganhar 19 das 22 corridas – com a Red Bull a perder apenas uma, para a Ferrari. No entanto, houve um grande equilíbrio e variedade nas outras posições de pódio, com um total de cinco equipas a serem clientes habituais do top três pelo menos durante parte do ano.
Zak Brown, diretor-executivo da McLaren – que foi uma dessas formações – disse ao Speedcafe.com que são números que demonstram a F1 mais competitiva de que tem memória:
– Penso que [o teto orçamental] tem sido bom. Por um lado, com um piloto, nunca tivemos uma Fórmula 1 menos competitiva, obrigado Max, há que tirar o chapéu. Atrás disso, é o mais competitivo que já vi na Fórmula 1. É a primeira vez na história da Fórmula 1 em que tivemos cinco equipas com sete ou mais pódios. Há equipas que estão em nono ou décimo no campeonato a entrarem na Q3, não diria regularmente, mas o suficiente. Antigamente na Fórmula 1, as equipas que estavam atrás no pelotão estavam a três segundos de distância. Agora todo o pelotão está coberto por um segundo’.
O dirigente americano acrescentou: ‘Não creio que a Fórmula 1 alguma vez tenha sido mais competitiva, creio que vai ficar ainda mais competitiva. Quando alguns de nós apanharem o Max, a Fórmula 1 vai ser o contrário de alguma coisa que vimos antes’.