A primeira parte da etapa maratona de 48 horas do Dakar 2024 fez duas vítimas entre os pilotos candidatos aos lugares de topo. Esta quinta-feira, o até agora líder da geral, Yazeed Al Rajhi, foi forçado a abandonar, enquanto Stéphane Peterhansel sofreu um grande atraso. Já o seu colega Carlos Sainz está a posicionar-se para passar para o topo da geral.
Foi logo depois de 51km que Al Rajhi (Overdrive Racing/Toyota) ficou parado no percurso depois de um incidente. Antes, tinha passado num ponto como o terceiro mais veloz. Os danos acabaram por não ser reparáveis e, apesar de o piloto e o seu navegador estarem ilesos, o abandono foi inevitável. Em todo o caso, Al Rajhi poderá retomar na etapa 7… mas já sem chances de lutar por uma boa posição na geral.
No que toca a Peterhansel, que partiu como sexto da geral, teve um problema mecânico no Audi depois do quilómetro 225. Até então, estava a realizar uma prestação de top cinco na tirada, mas a avaria custou tempo precioso. O «sr. Dakar» ainda visava a possibilidade de lutar pelo triunfo, seguindo a pouco mais de meia hora do topo antes desta etapa.
Os pilotos mais adiantados dos carros chegaram ao quinto dos sete pontos de paragem definidos (ponto E). O ritmo está a ser ditado por Sainz (Audi) cerca de 4m30s na frente do colega Mattias Ekström, e se terminasse agora o espanhol passaria para a liderança da prova com sensivelmente 16 segundos de margem face ao sueco.