A Xpeng anunciou que vai lançar o renovado o X9, uma monovolume elétrica, na Europa no segundo semestre de 2025. Apresentado na China em 2024, o X9 ganha agora novos argumentos e oferece dois tipos de bateria, uma de iões de lítio NMC de 105 kWh, ou em alternativa uma bateria LFP de 94,8 kWh.
Tem por base um arquitetura e alta tensão de 800 V, e possui capacidades de carregamento ultrarrápido, que permite adicionar uma autonomia de 405 km em apenas 10 minutos.

Com 5.29 metros de comprimento, 1.98 m de largura, 1.78 m de altura e uma distância entre eixos de 3,16 m, a mesma que o antecessor. Além disso, o novo X9 apresenta a experiência de habitáculo mais avançada da marca até à data, combinando conforto e inteligência, onde se destaca ecrãs traseiros de 21,4’’, portas laterais automáticas, teto panorâmico e bancos aquecidos em todas as três filas, a que se juntam bancos de gravidade zero, que prometem uma sensação de flutuação, como se estivessem no espaço.

A Xpeng afirma que estes novos bancos reduzem a pressão no quadril em 22%, a força na articulação do quadril em 36%, a força lombar em 60% e a pressão na coluna em 13% quando ativados. Além disso, existe ainda uma função de massagem de 10 pontos de série, e um sistema opcional de 16 pontos de massagem.
Para além disso, o X9 oferece aos passageiros a possibilidade de desfrutarem de um sistema de karaoke com seis microfones, para quebrar a monotonia das viagens longas.
Em termos de segurança, o novo Xpeng X9 está equipado com o novo Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) Turing AI da Xpeng que é de série em toda a gama. Uma nova “Luz Azul” ADAS AI também foi adicionada para aprimorar a comunicação visual da operação do sistema.

Nota ainda 14 funcionalidades de segurança avançadas, incluindo travagem automática de emergência, e uma bateria que incorpora uma proteção que a marca chinesa diz ser “à prova de bala”.
O novo Xpeng X9 vai chegar ao mercado europeu no segundo semestre de 2025, sendo esperado em Portugal apenas em 2026, em data a anunciar.