A XPeng anunciou esta sexta-feira que vai chegar a cinco novos mercados europeus: Suíça, Áustria, Hungria, Eslovénia e Croácia, avançando desta forma na sua estratégia de expansão global.
A marca chinesa de veículos elétricos líder em mobilidade de Inteligência Artificial e alta tecnologia, revelou que está a acelerar a expansão no mercado europeu, tendo chegado recentemente à Suíça, através de um acordo com a empresa de serviços de mobilidade, Hedin Group, para lançar os modelos G6 e G9 até ao final do ano no mercado suíço, com planos de lançar o P7+ no primeiro semestre de 2026.
Simultaneamente, a XPeng anunciou que entrará oficialmente no mercado austríaco em outubro de 2025. Na Áustria, a XPeng dará continuidade ao seu bem-sucedido modelo de concessionárias autorizadas, já comprovado na Alemanha.
Além disso, a XPeng entrará simultaneamente na Hungria, Eslovénia e Croácia, expandindo ainda mais a sua presença no mercado europeu. Uma joint venture entre o AutoWallis Group e a portuguesa Salvador Caetano, será responsável pela gestão das operações nestes três países.
A expansão da XPeng na Europa, surge numa altura em que a marca chinesa anunciou uma parceria para a produção dos seus modelos na fábrica da Magna em Graz, na Áustria. A colaboração vai permitir a produção local de veículos Xpeng, de forma a evitar as tarifas da UE impostas sobre os veículos elétricos chineses e, ao mesmo tempo, a consolidar a sua presença no mercado europeu. Os primeiros modelos da XPeng a serem fabricados na unidade de Graz, são os SUV G6 e o G9.