A XPeng é a mais recente marca chinesa a iniciar a produção dos seus automóveis na Europa, de forma a contornar as tarifas impostas pela União Europeia sobre os elétricos produzidos no país asiático.
Desta forma, a XPeng inaugurou oficialmente a sua primeira linha de produção europeia na fábrica da Magna Steyr, em Graz, na Áustria, onde produz os dois SUV da gama, o G6 e G9.
Este passo estratégico para a XPeng, visa acelerar a produção local de veículos elétricos na Europa, ao mesmo tempo que vai permitir à marca chinesa avançar com a estratégia de expansão no mercado europeu.
Recorde-se que a fábrica da Magna Steryr em Graz, é uma das fábricas sob contrato mais conhecida da Europa, tendo já produzido veículos para diversas marcas globais, incluindo Mercedes-Benz, BMW, Jaguar Land Rover e Toyota.
A fábrica é especializada em produção flexível, de baixo a médio volume, e é reconhecida por lidar com a complexa montagem de vários modelos em linhas partilhadas, o que permite que empresas do setor automóvel sem fábricas próprias na Europa localizem a produção.
Além do início da produção na fábrica da Áustria, a XPeng inaugurou recentemente o primeiro centro europeu de pesquisa e desenvolvimento em Munique, Alemanha. Esta nova unidade da empresa que visa fomentar a inovação em mobilidade com Inteligência Artificial e colaborar de perto com os condutores europeus, garantindo que as suas necessidades estão refletidas nas futuras inovações em mobilidade.