A fabricante chinesa de veículos elétricos, acaba de chegar ao mercado alemão, um dos mais importantes da Europa, iniciando assim uma estratégia de expansão a marca, que até ao final do ano vai estrear-se nos mercados de França, Itália e Reino Unido até ao final deste ano.
A Xpeng estreia-se no mercado germânico com o SUV G9 e a berlina P7, que vão estar disponíveis a partir do próximo mês de maio.
O G9 integra tecnologia como uma arquitetura elétrica de 800V que permite carregamento rápido DC de até 480kW, e está disponível em várias em várias versões, com um modelo premium 650 Max com tração nas quatro rodas, com dois motores elétricos que debitam uma potência conjunta de 550 cv, e que são alimentados por uma bateria de 98 kWh de capacidade, que permite uma generosa autonomia de até 650 km, de acordo com o ciclo chinês CLTC. A Xpeng revelou que a bateria permite que seja reposta energia suficiente para cerca de 200 quilómetros, em apenas cinco minutos.
Atualmente a Xpeng já está presente em mercados como a Noruega, Suécia, Dinamarca e Países Baixos.
Recorde-se que o construtor alemão VW anunciou em fevereiro que assinou um acordo com a chinesa Xpeng para desenvolverem dois modelos elétricos para o mercado chinês.
Além disso, a VW pagou, em 2023, €630 milhões por uma participação de 4,99% na Xpeng, visando o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos.