Com enorme sucesso no mercado chinês, a Xiaomi parece agora disposta a apostar na internacionalização e nesse sentido está a trabalhar para identificar o interesse dos vários mercados.
A comunicação social chinesa avança que a Xiaomi criou um grupo de trabalho com vista à comercialização dos seus modelos nos mercados exteriores e que está a contratar profissionais em áreas como pesquisa de mercado, gestão de projetos e engenheiros de pós-venda de veículos elétricos, mas nada se conhece relativamente aos mercados em que a Xiamoi vai apostar fora de portas, nem quando vai iniciar às suas operações.
No entanto é de prever que a expansão da Xiaomi venha a passar pelo mercado europeu, já que em julho, o CEO da marca chinesa, Lei Jun, admitiu numa exposição em Paris, que o objetivo da Xiaomi é comercializar os seus modelos na Europa antes de 2030.
Recorde-se que a marca chinesa, lançou o seu primeiro automóvel, o SU7, na China em março deste ano, um modelo que se tornou rapidamente num sucesso de vendas.
O SU7 é uma berlina 100% elétrica, que tem por base a plataforma Modena da Xiaomi, que foi projetada para suportar arquiteturas elétricas de 400 volts e 800 volts, bem como sistemas de transmissão com um ou dois motores.
Equipado com motores elétricos desenvolvidos internamente pela Xiaomi, o SU7 está disponível no mercado chinês, com duas versões, a de entrada com um motor elétrico instalado no eixo traseiro, com uma potência de 300 cv e um binário de 400 Nm, que é alimentado por uma bateria de 73,6 kWh, e que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos e alcançar uma velocidade máxima 210 Km/h, e uma autonomia de 628 km a 668 km em ciclo CLTC.
A versão mais potente é o SU7 Max, que utiliza dois motores elétricos, um por eixo, com tração integral, com uma potência total de 645 cv e um binário de 838 Nm, que faz uso de uma bateria de 101 kWh fornecida pela CATL, que permite uma autonomia de até 800 km, bem como acelerar de 0 a 100 km/h em apenas de 2,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 265 km/h.
Em 2025, a Xiaomi vai lançar o novo YU7, um SUV totalmente elétrico, que deverá apresentar uma configuração de dois motores, um motor dianteiro com 295 cv , que combina com um motor traseiro que gera 386 cv, o que resulta numa potência combinada de 681 cv.
A alimentar os dois motores elétricos vão estar baterias da CATL, no entanto a Xiaomi ainda não revelou as especificações da bateria.