A chinesa Xiaomi ultrapassou a Apple e será o primeiro fabricante de telemóveis a lançar um automóvel elétrico – isto depois de alguma experiência acumulada na produção pequenos veículos elétricos, motos e scooters, em parceria com outras empresas na China.
A apresentação do primeiro automóvel da Xiaomi, o SU7, deverá acontecer já amanhã, 28 de dezembro, tendo em conta o anúncio feito pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun, nas redes sociais, de um evento dedicado a revelar os detalhes técnicos do novo produto.
Xiaomi EV technology launch on Thursday at 2pm
— Lei Jun (@leijun) December 25, 2023
Just tech, no products. pic.twitter.com/YGRz5w9NFw
O SU7 é uma berlina 100% elétrica anunciada como um concorrente do Tesla Model 3, permite integração total com o smartphone, ou não fosse o consórcio chinês o terceiro maior do mundo neste mercado.
Conhecido anteriormente pelo nome de código MS11, o automóvel elétrico da Xiaomi será construído sob contrato pela BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co Ltd), e foi tornado publico em imagens divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China.
No lançamento o SU7 estará disponível na configuração de um motor elétrico com 299 cv e tração traseira, ou na versão Dual Motor, com tração integral e 673 cv de potência.