Xavier de Soultrait foi o vencedor do Dakar 2024 em SSV. Na categoria que esteve mais em aberto até ao fim, o piloto conseguiu gerir uma vantagem pouco superior a dois minutos na 12.ª e última etapa. João Ferreira acabou em quinto.
No dia de ontem, o mais veloz foi Florent Vayssade (Sébastien Loeb Racing Bardahl Team/Polaris), que superou Ferreira (Can-Am Factory Team) por um minuto exato. Em estrada, o segundo foi Jérôme de Sadeleer (MMP/Can-Am), mas uma penalização de 30 segundos atirou-o para terceiro. De Soultrait (Sébastien Loeb Racing Bardahl Team/Polaris) foi quarto, cedendo apenas 24 segundos a de Sadeleer.
Foi o suficiente para o francês se proclamar como vencedor do Dakar, ao bater o helvético por 2m25s na classificação geral final. A competir em casa, o saudita Yasir Seaidan (MMP/Can-Am) completou o póidio já a mais de uma hora do vencedor. Sara Price (South Racing Can-Am) foi quarta e a melhor rookie, na frente de Ferreira. Navegado por Filipe Palmeiro numa dupla totalmente lusa, conseguiu vários pódios e até venceu mais do que uma etapa na categoria, mas problemas na nona etapa tiraram-lhe a chance de lutar pelo título.
Top dez da Etapa 12:

Top dez final:
