O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, expressou sua frustração com a incapacidade da equipe de desbloquear o potencial total de seu carro de Fórmula 1 de 2024. Desde a reintrodução da aerodinâmica de efeito solo em 2022, a Mercedes tem enfrentado dificuldades, passando de oito títulos consecutivos de construtores para apenas uma vitória nas últimas duas temporadas. Apesar dos sinais positivos durante os testes, a Mercedes teve um início decepcionante na atual temporada, conquistando apenas 26 pontos em duas corridas.
Wolff admitiu há duas semanas, na Arábia Saudita, que a Mercedes estava enfrentando um problema fundamental com a correlação entre suas expectativas para curvas em alta velocidade e o desempenho de seu carro. Na tentativa de resolver esse problema, a equipe decidiu voltar às especificações originais do assoalho do carro para os treinos na Austrália. No entanto, essa mudança não trouxe os resultados desejados e Lewis Hamilton se encontrou na 18ª posição durante a sessão de treinos. Hamilton expressou sua insatisfação pelo rádio da equipe, e Wolff revelou que seu extenso teste de configuração não saiu como planejado.
Após a segunda sessão de treinos, Wolff falou com a Sky F1 e reconheceu que, embora tenham conseguido realizar o experimento planejado, ainda não conseguiram desbloquear todo o desempenho do carro. Ele descreveu as mudanças de configuração feitas no carro de Hamilton como um “grande fracasso”.
George Russell, o outro piloto da Mercedes, continuou sendo o melhor desempenho da equipe nas primeiras etapas da temporada de 2024. No entanto, ele ainda estava 0,674 segundos atrás do tempo de volta mais rápido, terminando em sexto lugar. Apesar das dificuldades contínuas da equipe com as novas regulamentações, Wolff enfatizou que eles não desistiriam e permaneceriam determinados a retornar à frente do grid.
Wolff admitiu sua frustração, afirmando que seria desonesto dizer o contrário. Ele reconheceu os esforços da equipe em explorar diferentes direções, mas expressou decepção com sua incapacidade de encontrar a solução que procuravam. No entanto, ele se manteve otimista, afirmando que já haviam visto um bom desempenho de seu carro anteriormente e acreditavam ter os recursos necessários para superar os desafios impostos pelas regulamentações atuais.
© 2024