A Cupra decidiu criar uma edição limitada de 500 unidades do já exclusivo Formentor VZ5, o SUV crossover de alta performance que agora revela o lado mais sóbrio da marca, com o VZ5 BAT, com 390 cv de potência.
Esteticamente, o exclusivo Formentor VZ5 BAT apresenta-se com elementos pretos no exterior, que fazem desaparecer quase na totalidade os detalhes em cobre, desde as barras de tejadilho à grelha (incluindo a moldura), com um acabamento brilhante, passando pelas peças de revestimento, pelas caixas dos espelhos retrovisores em fibra de carbono e às ponteiras de escape com acabamento em preto cerakote, a que se juntam jantes de 20 polegadas.
Já o emblema Cupra na parte da frente e na traseira, bem como as letras cromadas escuras na parte de trás, contribuem para reforçar a identidade desportiva deste modelo.
No habitáculo, a edição limitada do VZ5 BAT acrescenta um toque mais sombrio. Assim que o condutor se senta nos bancos CUPBucket (de série) e pega no volante, descobre a nova personalidade desta versão através de pormenores como os frisos cromados pretos que delimitam as saídas de ar e a consola central.
Para além das alterações estéticas é ao nivel da motorização que está a maior diferença, já que a Cupra decidiu fazer deste Formentor de edição limitada o mais potente da gama. Para isso equipou o VZ5 BAT com um motor TSi de 2.5 litros e cinco cilindros, capaz de debitar 390 cv e um binário máximo de 480 Nm. A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa automática DSG de sete relações.
“O Cupra Formentor VZ5 BAT é um automóvel extraordinário com uma performance excecional. O seu design expressivo e provocador representa um novo passo evolutivo nos veículos de combustão da marca”, sublinhou Sven Schuwirth, COO da Cupra. “É um automóvel que quebra estereótipos com o seu design a preto sobre preto. Os novos elementos exteriores contribuem para o carácter desportivo, enquanto o interior mais escuro cria uma experiência de condução ainda mais emotiva.”