Três anos depois de ter recuperado a sigla GTX para os modelos elétricos de alto desempenho, a VW já fez saber que vai deixar de utilizar o nome e regressar às origens.
Desta forma a próxima geração de modelos elétricos desportivos da VW vai receber as conhecidas designações GTI e R que têm vindo a ser utilizadahá décadas nos modelos da marca com motor a gasolina da marca.
“GTX é a marca de desempenho da plataforma MEB, mas voltaremos ao GTI e R nos próximos produtos daqui para frente”, revelou Thomas Schäfer, CEO da VW em entrevista ao “Autocar”.
Desta forma tudo aponta para que o regresso à histórica designação GTI possa ter lugar com a nova geração do Golf, que já tudo aponta para que venha a ser 100% elétrica.
“A questão é saber como posicionamos o GTI?”, acrescentou Schafer. “O GTI é tradicionalmente desempenho e tração dianteira.” Isso não deve ser um problema no caso do Golf GTI de 2029, previsto pelo ID.GTI de tração dianteira do ano passado, uma evolução do anterior ID.2all concept car. No entanto pode ser um problema no caso dos modelos elétricos maiores que necessitam de dois motores para usufruírem de uma maior potência de forma a justificarem o uso da designação GTI.
Certo parece assim estar que a VW R vai tornar-se uma marca 100% elétrica até ao final da década.