A VW anunciou que terminou com a produção do Polo na Europa, ao fim de quatro décadas e de 8,4 milhões de unidades produzidas.
O pequeno modelo da marca germânica que era produzido em Pamplona, Espanha, vai passar a ser feito na unidade de produção da VW na África do Sul, enquanto a fábrica de espanhola vai ser preparada para construir dois novos modelos elétricos de pequenas dimensões.
A última unidade do Polo produzida em Pamplona, foi modelo da variante Life, com motor 1.0 TSi de 95 cv, caixa manual de cinco velocidades e de cor azul, destinado a um cliente de Espanha.
Recorde-se que apesar da importância do Polo ao longo de 40 anos, as vendas na Europa caíram nos últimos anos, no entanto, nos primeiros oito meses do ano, o Polo vendeu 90 107 unidades, tornando-se num dos modelos mais vendidos do seu segmento na Europa, de acordo com dados da “Dataforce”.
Apesar do fim da produção do Polo em Pamplona, a fábrica espanhola vai continuar a produzir o T-Cross e o Taigo até à transição para a produção dos dois novos modelos elétricos que vai arrancar em 2026, um de marca VW e outro da Skoda.
O “Automotive News Europe“, já adiantou que os dois novos modelos vão ter por base a plataforma MEB e estar dotados de tração dianteira.
O modelo da VW será a versão de produção do ID2all SUV, enquanto o Skoda será o Epiq, um novo modelo destinado ao segmento B-SUV que promete ser o modelo de baixo custo da marca checa.