A VW continua a celebrar o 50.º aniversário do Polo, e desta vez criou uma pintura especial para uma versão de rali do popular modelo da marca germânica.

A pintura deste Polo especial e original, foi revelado num evento da Bicester Motion, no Reino Unido, tendo sido escolhida pelos fãs da VW entre quatro pinturas que estavam disponíveis, e combina as cores originais dos modelos da edição especial Polo Harlequin da década de 1990, como Chagallblau (azul), Flashrot (vermelho), Ginstergelb (amarelo) e Pistazie (verde), com grafismos pretos e “Polo 50 anos”.

O Polo que recebeu a pintura especial, é uma réplica do Polo R World Rallycross de 2018. O kit de carroçaria largo e a aerodinâmico lembra o Polo R WRC de Sébastien Ogier, que dominou o Campeonato do Mundo de Rali, conquistando todos os quatro títulos entre 2013 e 2016. Para além do WRC, o Polo também conheceu o sucesso no Rallycross, com Johan Kristoffersson que conquistou nada menos que seis títulos desde 2017.

Recorde-se que o Polo Harlequin surgiu em 1995 na Europa. Cada um tinha quatro cores distintas, possibilitadas pela mistura e troca de painéis da carroçaria de vários veículos Polo. Esta misturas de cores foi criada como código para a tornar especificação ainda mais simples, e identificar cada unidade modular de forma mais fácil. Desta forma, o azul correspondia ao motor e chassis (mecânica), o vermelho aos opcionais, o verde às opções de cor e o amarelo ao equipamento.

Para dar a conhecer este este código, a VW produziu na altura 20 unidades do Polo com esta pintura de cores que foram utilizadas em eventos nos concessionários.
No entanto a marca germanica acabou por ser surpreendida com o interesse de compra deste Polo Harlequin e em 1995 produziu uma edição especial do Polo, limitada 1.000 unidades, que foram comercializadas com este original esquema de cores.
