A VW está apostada em desenvolver a condução autónoma, e para isso acaba de anunciar um acordo de cooperação com a empresa tecnológica Mobileye.
O acordo agora alcançado entre a Volkswagen ADMT, divisão de condução autónoma da VW vai permitir à Mobileye desenvolver e fornecer software, componentes de hardware e mapas digitais para o veículo de condução autónoma ID. Buzz AD.
A marca germânica adiantou que a essência do acordo abrange a entrega e a utilização de um sistema de condução autónoma (SDS) para uma versão especial do ID. Buzz, que desde 2021 tem estado em desenvolvimento para condução autónoma de nível 4, ou seja, permite que o veículo seja capaz de circular sem intervenção humana numa área definida, como é o caso de uma cidade.
O SDS é composto por vários componentes de software e hardware, incluindo dois computadores independentes de alto desempenho, bem como 13 câmaras, nove sensores e cinco unidades de radar, sendo que cada sistema é capaz de produzir um ambiente de 360 graus.
Uma ligação online permanente fornece aos veículos autónomos dados de outros utentes da estrada sobre o estado do tráfego, enquanto atualiza os mapas tridimensionais para um controlo seguro, fiável e eficiente do veículo.
Modelos do VW ID. Buzz com esta tecnologia têm vindo a ser testados em estradas na Alemanha bem como como nos EUA e a marca alemã afirma ser o primeiro construtor automóvel a desenvolver um veículo de serviço autónomo de nível 4 para produção em grande escala.
O objetivo da VWADMT tem em vista o desenvolvimento de um veículo autónomo totalmente elétrico ID. Buzz AD para utilização em serviços de mobilidade e transporte, já a partir de 2026.