A VW continua a sua aposta no mercado chinês, e depois de ter anunciado que vai lançar, através da “joint-venture” com o Grupo FAW, 11 novos automóveis destinados ao maior mercado automóvel do mundo, já a partir de 2026, agora anunciou que vai apresentar este mês, três protótipos de modelos de produção.
A apresentação dos novos protótipos está agendada para o Salão Automóvel de Shanghai, que terá lugar entre 23 de abril e 2 de maio, e já se sabe que todos os modelos são veículos eletrificados que estão a ser preparados em parceria entre a VW e diferentes marcas locais.
O destaque dos protótipos a apresentar pela VW é um “notchback” elétrico da FAW-VW, que será acompanhado por SUV elétrico do segmento B com extensor de autonomia da SAIC VW, e um SUV 100% elétrico totalmente elétrico da VW Anhui.
Os três protótipos incorporam o novo DNA da marca germânica na China, tanto em termos de tecnologia e design, quanto no tempo de desenvolvimento, que foi reduzido em mais de 30%.
Estes novos protótipos de modelos de produção que vão ser apresentados em Shangai pertencem ao grupo de veículos de nova energia (NEV), que na China inclui veículos totalmente elétricos, bem como modelos com motores híbridos plug-in e extensores de autonomia.
Recorde-se que a VW tem planos para lançar mais de 20 modelos até 2027, permitindo que a empresa ofereça uma oferta eletrificada adequada para todos os clientes.
“A nossa estratégia ‘Na China, para a China’ colocou-nos no caminho certo. O nosso objetivo é permanecer como principal fabricante internacional de automóveis na China, mesmo na era dos veículos inteligentes e conectados”, disse Thomas Schäfer, CEO da VW. “Temos tudo o que precisamos para ter sucesso: prazos de desenvolvimento mais curtos, parceiros fortes, desenvolvimento, produção e infraestrutura locais sofisticados, além de produtos e inovações adequados aos nossos clientes chineses.” “É exatamente isso que vamos demonstrar com nossos protótipos quase em produção em Shanghai.”