A VW Veículos Comerciais decidiu eletrificar a Multivan e a California com um novo sistema híbrido plug-in de tração integral.
O sistema híbrido é composto por um novo motor de quatro cilindros 1.5 TSI evo2, com 177 cv com um turbocompressor de geometria variável e uma elevada pressão de injeção, de 350 bar.
O motor a gasolina é combinado com um motor elétrico de 115 cv no eixo dianteiro. O motor elétrico está integrado num módulo híbrido plug-in, juntamente com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG), a que se junta um segundo motor elétrico no eixo traseiro com 136 cv, para uma potência total combinada de 245 cv e 350 Nm de binário máximo.
Os dois motores elétricos são alimentados por uma nova bateria de iões de lítio com uma capacidade útil de 19,7 kWh, que anuncia uma autonomia elétrica de até 95 quilómetros para a Multivan e 91 quilómetros para a California.
A nova tração integral híbrida plug-in da Multivan e da California é uma novidade no Grupo, uma vez que combina pela primeira vez o mais recente sistema eHybrid na plataforma MQB com um eixo traseiro movido a eletricidade. Na versão eHybrid 4Motion, a Multivan e a California arrancam sempre de forma puramente elétrica, desde que a temperatura exterior não seja inferior a 28 graus negativos. Até uma velocidade de 65 km/h, o motor elétrico traseiro é sempre ativado para fornecer “assistência ao arranque” da tração integral.
A tração elétrica no eixo traseiro também está disponível quando a bateria está descarregada: a energia necessária para o motor elétrico no eixo traseiro é automaticamente gerada pelo motor TSI e pelo motor elétrico dianteiro, que neste caso funciona como um gerador. Através de uma unidade de desacoplamento, o motor elétrico traseiro pode ser automaticamente retirado da ação pelo controlo híbrido, a fim de aumentar a eficiência em condições normais de tração.
As novas Multivan e California eHybrid 4Motion podem ser conduzidas de forma puramente elétrica a velocidades até 130 km/h. No modo híbrido, a velocidade máxima é de 200 km/h.
A VW Veículos Comerciais optou deliberadamente por combinar a solução híbrida plug-in com um sistema de tração integral. A California, utiliza a carroçaria de maior comprimento, tendo em todas as versões um tejadilho elevatório, com espaço para duas pessoas se deitarem. A partir da versão Beach Tour, a California acrescenta mais uma cama para dois no piso de baixo. Nota ainda para a California Beach eHybrid com 5 lugares, traz a vantagem de ser Classe 1 nas portagens com Via Verde.
As novas Multivan e California eHybrid 4Motion já estão disponíveis para encomenda na Europa.