A Rewe, empresa alemã do ramo das vendas a retalho, está a testar a utilização de uma unidade do W ID. Buzz equipada com tecnologia de condução autónoma de Nível 4 nas entregas de mercearias. O projeto-piloto terá a duração aproximada de seis meses, e é levado a cabo em colaboração com a start-up suíça Loxo, no Vale do Ruhr, próximo da cidade de Bochum.
Uma vez que o projeto está ainda em fase muito embrionária, e para garantir todos os requisitos de segurança exigidos, a bordo do ID. Buzz está sempre uma pessoa pronta a intervir, e a assumir o comando do veículo, caso se registe alguma situação imprevista, ou um problema de funcionamento. Este operador é responsável por entregas de bens a clientes, e o grau de condução autónoma implementado é o máximo admitido em projetos-piloto nas estradas alemãs.


O objetivo é muito simples, mas de execução complexa, obviamente: desenvolver uma solução de entregas de artigos de mercearia ao domicílio com a maior capacidade possível de condução autónoma. As parceiras querem recolher uma quantidade massiva de informações para otimizarem processos, e permitirem a integração do ID. Buzz com motorização elétrica na frota regular de distribuição, mas só depois de superado o teste, e eliminadas as barreiras regulamentares.
“Queremos ver como estas viaturas podem melhorar os nossos processos”, afirmou Kai-Uwe Reimers, diretor de Investigação e Inovação da Rewe. Desconhece-se, no entanto, como a empresa pretende responder a outra questão: existirá funcionário a bordo para entregar os bens aos clientes?…








