Apenas um ano após a estreia mundial do protótipo, a VW lança agora a edição especial limitada do ID.3 GTX Fire+Ice, inspirada na edição especial com o mesmo nome do Golf Mk2 de 1990.
Desenvolvido, tal como o seu antecessor, em colaboração com a Bogner, a marca de moda desportiva de luxo sediada em Munique, o novo modelo evoca o lendário Golf Fire and Ice, que se tornou um sucesso inesperado nos anos 90 e, desde então, alcançou o estatuto de culto entre os fãs.

A edição especial é limitada a 1990 unidades, como seria de esperar, e vai estar disponível com duas opções de motorização, uma versão de entrada com 286 cv e a variante topo de gama 326 cv. Em ambas as versões, o motor elétrico disponibiliza um binário máximo de 545 Nm.
Na versão mais potente, a edição especial ID.3 GTX acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima até 200 km/h. Além disso, esta versão inclui de série o chassis desportivo DCC, estando também disponível como opção para a versão de 286 cv.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que pode ser carregada em postos de carregamento rápido DC até 185 kW. Com esta potência, é possível carregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia combinada WLTP pode chegar até 591 km.

Esteticamente, o destaque exterior do ID.3 GTX Fire+Ice destaca-se pela pintura Ultra Violet Metallic. Este esquema de cor único presta homenagem ao lendário Golf antecessor, que esteve disponível num tom semelhante. O friso do tejadilho reforça o caráter desportivo com a sua pintura anodizada em vermelho Flaming Red, enquanto o pilar C exibe um decalque mate transparente com o padrão geométrico Fire+Ice.
O spoiler do tejadilho inclui o logótipo dos anos 90, reforçando a ligação ao modelo original. Outro destaque visual é o conjunto de jantes “Locarno” de 20’’, que sublinha a presença dinâmica do modelo com pintura anodizada Ultra Violet Metallic, acabamento polido de alto brilho e um centro de roda em vermelho GTX.

Nota ainda para os farolins com tecnologia LED de última geração que possuem um escurecimento exclusivo para esta edição especial, reforçando o caráter premium e desportivo do modelo. Outro pormenor diferenciador são as projeções luminosas no solo ao abrir as portas, exibindo gráficos alusivos aos elementos fogo e gelo, respetivamente no lado do condutor e do passageiro.
Já o habitáculo, apresenta um esquema de cores bicolor. A cor de destaque “On Fire Red” domina os bancos e as costuras do lado do condutor, enquanto os bancos e os elementos de design do lado do passageiro apresentam detalhes em “Keep Cool Blue”, representando o gelo.

O volante, o painel de instrumentos, os painéis das portas e os tapetes também foram personalizados com costuras coloridas e logótipos. Inspirados nas coleções Bogner Fire +Ice, os bancos apresentam um padrão acolchoado ao estilo de casacos de penas, incluindo um detalhe de fecho e o logótipo Fire+Ice ao centro.
A VW já anunciou que esta edição especial e limitada do ID.3 GTX Fire+Ice não está disponível para encomenda no mercado nacional.
