Criado para celebrar o 50º aniversário (em 2026) de uma das siglas mais famosas de todos os tempos do universo automóvel, estreada num modelo que, desde então, ao longo das suas várias gerações, vendeu mais de 2,5 milhões de unidades, o novo VW Golf GTI Edition 50 já pode ser encomendado em Portugal, a partir de €64 434. Com primeiras entregas agendadas para o início do próximo ano, o mais potente, e veloz, Golf GTI de sempre é animado por uma versão de 325 cv e 420 Nm do conhecido motor 2.0 TSI (mais 25 cv do que o Golf GTI Clubsport, e apenas menos 8 cv do que o Golf R de tracção integral), capaz de permitir-lhe cumprir os 0-100 km/h em 5,3 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 270 km/h.
A distinguir esta série especial estão, igualmente, a suspensão rebaixada 15 mm, o sistema de amortecimento adaptativo incluído de série, e as jantes de 19” de desenho exclusivo. Assim como os bancos com padrão axadrezado, os cintos de segurança vermelhos, o logótipo “GTI | 50” no volante, os frisos especiais nas portas, as ponteiras de escape em preto, e, na lateral,a faixa com efeito de degradé entre preto e vermelho.


Já entre os opcionais disponíveis, o mais apetecível será, porventura, o pack Edition 50 GTI Performance, proposto por €3900, e que, além de reduzir em 30 kg o peso do veículo, inclui pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race, montados em jantes forjadas de 19’’; escape R-Performance, com silenciadores fabricados em titânio; e, ainda, o chassis Performance (rebaixado em 5 mm adicionais. De referir que, em abril passado, o Golf GTI Edition 50, equipado com o pack Edition 50 GTI Performance, esteve no Nordschleife e, com o piloto alemão Benjamin Leuchter aos comandos, e percorreu uma volta ao Nürburgring original em 7m46s13, tornando-se, assim, no Golf de produção mais rápido de sempre no “Inferno Verde”.








