A VW encerrou, pela primeira vez, uma fábrica na China, detida em parceria com a chinesa SAIC, uma unidade que produz automóveis há 17 anos e tem capacidade para produzir 360.000 veículos por ano.
A notícia do encerramento desta unidade de produção foi avançada por um jornal alemão, e posteriormente confirmada pela VW, que não especificou quando terá lugar encerramento. No entanto, o jornal de negócios alemão, “Handelsblatt”, adianta que o encerramento da fábrica será realizado de forma gradual ao longo do último semestre do ano.

“Podemos confirmar que a fábrica da SAIC VW em Nanquim encerrou a produção”, confirmou a VW em comunicado enviado à “Reuters”. “Muitas unidades da SAIC VW estão a ser convertidas ou já foram convertidas para a produção de veículos elétricos.”
O fecho da fábrica da joint venture entre a SAIC e a VW era previsto há algum tempo. Em setembro passado, foi revelado que o encerramento teria lugar este ano devido à queda nas vendas locais de veículos movidos a combustão. A unidade de produção de Nanquim produzia o VW Passat e do Skoda Superb.
A produção dos dois modelos deverá agora ser transferida para a unidade de Yizheng, no entanto, ainda não foi revelado quantos dos 2.500 funcionários da fábrica de Nanquim podem vir a ser transferidos para a nova fábrica.
Recorde-se que a VW emprega mais de 90.000 pessoas na China e opera 39 unidades de produção. No entanto, as taxas de utilização em muitas das fábricas caíram significativamente desde a Covid-19.