A VW e a SAIC, um dos principais fabricantes de automóveis da China, anunciaram esta sexta-feira vários acordos de cooperação tecnológica e energética, visando o lançamento de três modelos híbridos e dois elétricos
Os cinco novos modelos estão previstos chegar ao mercado chinês entre 2026 e 2030, constituindo um passo importante na colaboração entre as duas empresas, que têm uma parceria estratégica no país asiático, segundo avança a agência de notícias oficial chinesa “Xinhua”.
O presidente executivo do Grupo Volkswagen China, Ralf Brandstätter, sublinhou a importância de reforçar a parceria estratégica com a SAIC no competitivo mercado de veículos elétricos na China.
“No dinâmico e competitivo mercado de veículos elétricos da China, é de grande importância continuarmos a reforçar a nossa parceria estratégica com a SAIC de forma a impulsionar a eletrificação do portfólio da SAIC Volkswagen”, referiu Brandstätter, citado pela “Xinhua”.
Na última década a SAIC investiu cerca de €20 mil milhões em pesquisa e desenvolvimento em áreas de tecnologia essenciais, como os veículos inteligentes conectados, e possui mais de 26 000 patentes válidas.
O anúncio do acordo de cooperação entre a SAIC e a VW surge numa altura em que a Comissão Europeia anunciou que pode vir a aumentar as taxas alfandegárias sobre veículos elétricos produzidos na China, e que os modelos do construtor chinês para o mercado europeu podem vir a receber uma taxa adicional de 38,1% depois de a empresa não ter cooperado com a investigação ‘antidumping’ de Bruxelas.